Connect with us

Como comprar no Mercado Livre com segurança

Tutoriais

Como comprar no Mercado Livre com segurança

mercadolivre_top

Você costuma comprar na internet? Não? Saiba que você não é o único.

Muita gente deixa de comprar na internet por medo de ter o cartão de crédito fraudado por algum hacker malicioso ou de ter a conta bancária invadida. Eu não os culpo pois a segurança das compras na internet já foi muito ruim ou até inexistente. Porém, o fato é que hoje em dia a segurança tem melhorado bastante, com certificados de segurança os sites estão mais confiáveis nas transações onde todas são criptografadas.

No Mercado Livre, que não é uma “loja” em si como conhecemos mas não deixa de ser um meio para compras, podem até ter existido casos de fraudes no cartão de crédito anos atrás, porém ultimamente desconhecemos acontecimento desse tipo. Se você é usuário assíduo da internet (quem não é hoje em dia né?), já deve ter lido inúmeras matérias, notícias e artigos que falam em como se comportar nas compras em lojas online.

Nós queremos lhe ajudar também com este artigo, onde vamos dar algumas dicas de como fazer compras no Mercado Livre, com segurança e tranquilidade. (dicas de quem tem mais de 100 compras lá.) Vamos lá?

– Atualize seu navegador

Mas o artigo é sobre o Mercado Livre, por quê você está falando de navegador de internet? TEM TUDO A VER CARA PÁLIDA! hehehe

A segurança na internet não envolve apenas ter anti-virus instalados em seu computador. Envolve também, utilizar os melhores navegadores e mantê-los sempre atualizados.

Recomendamos 2 navegadores, utilize o que você gostar mais: Chrome do Google e o Firefox, da Mozzila.

Claro, ter um destes navegadores atualizados não é GARANTIA TOTAL de segurança. É sim, uma tentativa muito válida e que praticamos sempre quando buscamos manter esses navagadores livres e corrigidos de possíveis erros ou brechas no desenvolvimento. O que dificulta ainda mais para os “hackers” tentarem utilizar do código fonte para lhe enviar algo malicioso.

– O que é o Mercado Livre?

Logotipo_MercadoLivreO Mercado Livre é uma comunidade de compra e venda onde existem milhares de usuários que fazem “negócio” entre si com o sistema do Mercado Livre como intermediador.

Nele você pode comprar e vender qualquer produto ou serviço, novo ou usado que você revenda ou fabrique. E também pode pagar e aceitar pagamento de diversas formas como cartão de crédito e boleto.

– Como escolher os melhores vendedores?

Para comprar no Mercado Livre com segurança e tranquilidade você deve escolher os vendedores que tenham mais vendas seja no produto que você procura ou no total de produtos que ele oferece.

Por exemplo, digamos que você quer comprar um iPhone 6. Veja na imagem abaixo:
busca-iphone-6

Veja que marcamos de vermelho o “Frete Grátis” e a quantidade de vendas desse produto. Você deve sempre escolher entre os vendedores que vendem mais, mas também leve em conta outros fatores como a Reputação, as qualificações, a qualidade do anúncio (se está bem feito graficamente, textos em português aceitável, se ele responde rapidamente as perguntas, etc). Veja abaixo os pontos que achamos importantes verificar:

Quesitos a se verificar ao comprar no Mercado Livre:

1 – Quantidade de Vendas
Acesse o perfil do vendedor (geralmente o link fica abaixo do anúncio, como na imagem abaixo o link “veja mais dados deste vendedor”.) e veja quantos anúncios ele tem e sem tem bastante vendas nesses anúncios. Se tiver bastante venda, ótimo sinal. Se ele não tiver mais nenhum ou poucos produtos e quase nenhuma venda, é pra se ficar atento e ver os próximos passos.

2 – Reputação do vendedor
Veja a porcentagem da reputação do vendedor como na imagem abaixo:link-mais-produtos-vendedor-mercado-livre
Os gráficos falam por si só, ou seja, boa porcentagem = bom vendedor.

3 – Qualificações
Leia sempre as qualificações deixadas pelos outros compradores para saber como foram as negociações. É um ótimo termômetro pra saber da qualidade do processo de venda daquele vendedor.

4 – Anúncio
O anúncio é bem feito? Tem todas as informações do produto que você está querendo comprar? Ele deixa bem claro como funciona o pagamento e entrega? Sempre dê preferência para o vendedor que cuida também desse quesito quando for escolher onde comprar.

5 – Respostas às perguntas
Ele responde as perguntas com rapidez? Entenda rapidez como respostas em 24 horas pelo menos. Dê preferência aos que respondem rapidamente. Se um vendedor demorar mais do que isso, pode ter certeza que ele é enrolado e vai lhe dar problemas. Fuja disso.

6 – Valor do Frete
Claro, esse valor faz parte da compra. Pesquise dentro dos anúncios com mesma faixa de preço, os que tem frete mais rápido e mais barato. Assim você além de ter o produto desejado em casa, o terá da maneira mais rápida possível. 🙂

Seguindo esses pontos, você reduz para praticamente ZERO a chance de não receber um produto ou de ter uma experiência ruim ao comprar no Mercado Livre.

– Lojas Oficiais

Além dos vendedores comuns, no Mercado Livre existem muitas lojas oficiais de marcas conhecidas como essas abaixo e muitas outras!

exemplos-de-lojas-oficiais-mercado-livre

Acesse este link para ver as Lojas Oficiais: Lojas Oficiais no Mercado Livre

– Quais as formas de pagamento aceitas e mais indicadas?

No Mercado Livre geralmente o mais usado é o Mercado Pago. É um sistema que funciona bem e até momento não tive problemas (tenho mais de 100 compras no Mercado Livre). Sempre funcionou com tranquilidade utilizando o cartão de crédito e boletos.

– Entrega e Recebimento

Sempre considere nas suas compras a questão do prazo de entrega e do valor do frete.

correios-carros

Sedex – O Sedex é o mais indicado, a questão é que ele é, dependendo do caso, consideravelmente mais caro. É mais garantido, chega mais rápido mas é mais caro. Média de 2 ou 3 dias úteis.
PAC – O PAC funciona também, mas tem um prazo de entrega geralmente alto. Média de 7 a 10 dias úteis.
Entrega em Mãos – Alguns vendedores oferecem entrega em mãos também na cidade em que ele vive.
Correios Pagamento na Entrega – E outros aceitam pagamento na entrega dos correios (é raro, mas tem alguns).

– Considerações finais

Enfim, comprar no Mercado Livre é muito seguro. Lá você encontra muitas coisas que na sua cidade são caras e escassas.

E desde que você siga estes passos simples você nunca terá problemas em suas compras. E tem coisa melhor que comprar o que queremos com preço bom? 🙂

Esperamos que tenham gostado das dicas!!

Boas compras!

Continue Reading

Mais em Tutoriais

Curta também

Tags

To Top