in

Como criar um blog grátis?

Utilizado cada dia mais como um gerenciador poderoso de conteúdo, os blogs ou sites feitos em wordpress estão tomando conta da internet com novos padrões de implementação e facilidades características desses sistemas.

Certamente uma das dúvidas mais recorrentes é essa do título: “Como criar um site ou um blog?”

Vamos neste artigo, tentar desvendar esse mistério lhe mostrando que existem 2 formas mais comuns de se fazer isso e qual a melhor delas (em nossa visão, claro).

– O que é Blog?

Primeiro vamos a definição do que é BLOG de acordo com a Wikipedia:

Um blog ou blogue(contração do termo inglês web log, “diário da rede”) é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.

Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Outro formato é o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos. (by wikipedia)

– Plataformas

Existem 2 plataformas que são as mais comuns: O WordPress e o Blogspot (do Google).

wordpress-logo-hoz-rgb

O mais utilizado e considerado o melhor gerenciador de conteúdo hoje, é a platforma mais robusta para criação de um blog ou site, oferecendo diversos recursos e funcionalidades que estendem o conteúdo deixando-o bem dinâmico e atraente.

Acessar o site do WordPress

Blogger-logo

Apesar de ser a plataforma oficial de blogs do Google, está um pouco defasado e com o wordpress crescendo a cada dia, com novas funcionalidades e temas, o espaço para ele vem diminuindo e hoje, se vê poucos sites/blogs conhecidos e famosos utilizando de sua plataforma.

Acesse o Blogger

Como gostamos mais da plataforma WordPress, vamos pensar daqui pra frente somente com ele ok?

– Tipos de Blog

Engana-se você que pensa que a plataforma wordpress só pode ser usada para criar blogs.

O WordPress pode ser usado para se criar além de um blog, um site institucional com informações sobre empresas, pode ser uma loja na internet, pode ser também um portal de notícias, etc. que são só alguns exemplos do poder que a ferramenta tem.

Os tipos mais comuns de blogs e sites criados com WordPress:

• Site Institucional
• Site Pessoal
• Site Portfolio
• Site de Loja Virtual
• Portal de Notícias
• Fórum de Discussão
• E muito mais!

– Personalização

É possível personalizar bastante os sites feitos com WordPress com temas e plugins:

O que são temas?

wordpress
Temas são uma “roupa” que você instala no seu WordPress para mudar a “cara” dele. E os temas podem ser grátis ou pagos, dependendo de alguns fatores como:

• Tipo do tema (loja virtual, portfolio, etc);
• Quantidade de Funcionalidades;
• Quantidade de Plugins Acoplados;

Plugins

Os plugins são ferramentas utilizadas para acrescentar funcionalidades ao teu site WordPress. Eles geralmente fazem determinadas tarefas que não são “padrões” do WordPress. Ele pode até ter os padrões dele, mas tem muitos desenvolvedores que vêem possibilidades de melhorar alguma dessas funções e assim, lançam um plugin com a solução a venda ou para download gratuíto.

– Mas quanto eu vou pagar por isso?

Pelo wordpress você não paga nada. Ele é grátis, free.

Você só vai pagar, SE QUISER, pelos temas e plugins. Existem milhões de temas grátis pela internet e existem centenas de temas pagos também. Vai do teu gosto e do uso que você dará a ele no momento.

Alguns sites de temas gratuitos:

  1. Site Oficial de Temas do WordPress
  2. Fabthemes
  3. Justfreethemes

E agora, 3 sites que considero os que vendem os melhores temas para WordPress:

  1. Themeforest.net (Pra nós, o melhor)
  2. TemplateMonster
  3. Woothemes

A “nata” dos temas são esses temas pagos. Geralmente eles vem com diversas funcionalidades interessantes que deixam o seu site/blog com dinamismo e usabilidade incríveis!

Infelizmente (ou felizmente?) cada um tem seu valor, o que na minha opinião chega a ser irrisório, pois se você for contratar uma empresa para fazer um site profissional, verá que eles cobram as vezes até 1000x o valor de um tema destes. (Dependendo do site, uma agência web pode te cobrar de R$500 a R$50mil reais. Pra não dizer portais e sites de muito conteúdo onde os valores ultrapassam 100 mil reais.)

Enfim, espero que tenha entendido bem e que tenha ficado claro e fácil pra você começar e ter o teu site facilmente.

Então, o que está esperando? CRIE SEU SITE OU BLOG AGORA!!

O que você achou deste post?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Escrito por GirodaWeb

O GirodaWeb é um site de entretenimento e tecnologia onde você irá encontrar conteúdos interessantes e divertidos, todos preparados com muito carinho para nossos usuários!

Conheça e Ouça os 5 Melhores Podcasts do Brasil